Turismo em Goiás | Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros

Foto por: Chapada dos Veadeiros
Atualizado em: 16/11/2023

Misticismo e espiritualidade, variada gastronomia vegetariana, tratamentos naturais de saúde, beleza e bem-estar, natureza exuberante. Isso é só um pouquinho do que oferecem Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, São João d’Aliança e Teresina de Goiás, na Região Turística da Chapada dos Veadeiros. A Chapada tem uma das formações rochosas mais antigas da Terra, com cerca de 1,8 bilhão de anos. Seu subsolo é rico em cristais de rocha, o que deu ao lugar uma atmosfera mística.

Patrimônio Natural da Humanidade, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é o grande atrativo regional, com cânions, montanhas e vales, trilhas, mirantes e cachoeiras. São mais de 300 na região. Só Alto Paraíso tem 120 cachoeiras catalogadas, opções para a prática de Ecoturismo, contemplação e aventura na natureza, a exemplo do Complexo Caldeira, com quedas d’água e paisagens de tirar o fôlego. O Vale da Lua, com suas formações rochosas com aparência de solo lunar, cobertas por águas cristalinas, é uma atração à parte.

O mirante para se admirar o Jardim de Maytrea fica entre Alto Paraíso e a Vila de São Jorge. O jardim preserva a natureza típica do Cerrado, com buritis e flores de chuveirinho por todo o campo e é considerado sagrado por pessoas que acreditam que ali exista um portal para outra dimensão. O povoado de São Jorge é a porta de entrada para o Parque e um destino para quem busca contato com a natureza, fugindo dos grandes centros urbanos.

Cavalcante é onde vive o povo Kalunga, a maior comunidade quilombola do Brasil. Abriga o Complexo de Cachoeiras do Prata, todas elas com águas transparentes e poços para banho. Tem ainda a Capivara, a do Guardião e a Santa Bárbara que, com suas águas que vão do verde esmeralda ao azul turquesa, é uma das mais concorridas para fotos e selfies. Cavalcante tem a Ponte de Pedra, um monumento natural de rara beleza sobre o Rio São Domingos.

Colinas do Sul tem ainda um chamariz diferente: águas quentes. Em Teresina de Goiás, o destaque é o Poço Encantado. Em São João d’Aliança, a Cachoeira do Label tem 187 metros de queda d’água, e é a mais alta do Estado. E a Cachoeira do Dragão, de acesso mais difícil, que premia o aventureiro com uma beleza que impressiona. Os complexos dos Macaquinhos e do Macacão oferecem cachoeiras e poços de águas transparentes. E o cânion Bocaina do Farias, procurado por causa dos seus paredões de pedra e piscinas naturais.