Capital do Estado de Goiás, Goiânia foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa de Goiás sob influência da Marcha para o Oeste, política desenvolvida pelo governo Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro. Desde seu início, a sua arquitetura teve influência do art déco, que definiu a fisionomia dos primeiros prédios da cidade. É a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, sendo superada apenas por Brasília. É um importante polo econômico da região, considerada um centro estratégico para áreas como indústria, medicina, moda e agricultura. Durante a década de 2000, destacou-se entre as capitais por possuir o maior índice de área verde por habitante do Brasil. 
    Em 1950, o centro de Goiânia já contava com vários prédios públicos, construídos no estilo art déco e constituintes de um significativo acervo da arquitetura brasileira. Por esta razão, em 18 de novembro de 2003 um conjunto de 22 prédios e monumentos públicos localizados no núcleo central de Goiânia e do bairro de Campinas foi incorporado oficialmente ao patrimônio histórico e artístico nacional.
    Goiânia tem destaque no turismo de negócios, inclusive é referência no país. Uma das principais atrações da capital goiana são as feiras. Espalhadas em vários bairros e dias da semana, movimentam a cidade. A principal delas é a Hippie, a maior feira a céu aberto do Brasil, possui mais de seis mil expositores com vários tipos de produtos que atraem pessoas do Brasil inteiro, principalmente das regiões norte e nordeste. Também há a Feira da Lua, criada em 1993, situada no Setor Oeste, um dos bairros mais nobres de Goiânia. Goiânia possui vários museus, como o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte de Goiânia, o Museu Pedro Ludovico Teixeira; várias esculturas ao ar livre que representam a história da cidade, como o Monumento às Três Raças, o Monumemto à Paz Mundial, o Relógio da Avenida Goiás, entre outros, e também possui o Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde são realizados vários eventos importantes, como o Natal do Bem. A cidade conta com vários parques e bosques, sendo os principais: Parque Areião, Parque Vaca Brava, Bosque dos Buritis, Parque Flamboyant, Lago das Rosas, e o Jardim Botânico, ideiais pra o passeio em família. 
    A culinária goianiense possui as mesmas características encontradas em seu estado. Possui forte ligação com as cozinhas mineira e baiana. O uso do pequi e o da guariroba são comuns no arroz. A pamonha, a galinhada e o empadão goiano são alguns dos pratos típicos da capital goiana. Os cafés da manhã são marcados com pão de queijo, cuscuz, biscoitos fritos, entre outros alimentos. Já o destaque das sobremesas está no uso de frutas, como a mangaba, jenipapo, jaca, caju e manga. Os doces são feitos predominantemente à base de leite. 
    A cidade conta com vários hotéis, shoppings, dois terminais rodoviários, um aeroporto, e um autódromo. Além disso, conta com uma grande variedade de bares, pubs e boates, ideiais para um happy hour ou para curtir a vida noturna. 

Ver mais