Mais de 50 cavernas estão localizadas em Vila Propício, com 29 delas registradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). Entre os pontos mais visitados estão a cachoeira Rio dos Patos, as cavernas Chico Pina, Dois Irmãos, Três Marias e a da Samambaia, além do Lago Azul, ideal para os turistas que procuram um bom banho. A cidade ainda é pouco explorada pelo turismo ecológico. Poucas cavernas recebem visitantes. Algumas também estão disponíveis para a prática de esportes como rapel.

A região é o segundo maior complexo de cavernas e grutas do Brasil, atrás somente do Parque Estadual Terra Ronca, também em Goiás. A caverna da Samambaia, a maior da região, tem desnível de 47m e está entre as 50 maiores do Brasil, segundo a SBE. Ela também é chamada de Caverna da Garganta, pois recebe grande parte da água da chuva e, assim, facilita o desenvolvimento das samambaias. Para a visita a essa e a outras cavernas é aconselhada contratação de um guia para facilitar a chegada.

Para o Lago Azul, guias não são necessários. Percorre-se 20km de estrada de chão até o local. Além do banho, o visitante pode alugar equipamentos de mergulho para explorar a nascente e nadar com os peixes que habitam o lago. Um ponto dentro da cidade que também atrai visitantes é a Praça do Carro de Boi.

Ver mais