O Município de Vila Propício teve seu início em meados de 1950, quando o agrimensor e proprietário de terras da região Luis Caiado de Godoi resolveu construir uma escola e comercializar a produção de alimentos. A partir daí, criou-se um loteamento, em cerca de 5 alqueires de terras, Por volta de 1951, a família de Joaquim Propício de Pina resolveu construir escola e comercializar a produção de alimentos, sobre o qual teve início o povoado de Vila Propício. Ele não era o único interessado em começar um povoado no local, um grupo de imigrantes baianos, mineiros e proprietários de terra, acompanharam o agrimensor nessa tarefa.
A cidade é conhecida por ter o segundo maior complexo espeleológico do Centro-Oeste. São cerca de 50 cavernas e grutas que atraem turistas do Brasil e do mundo, e apenas 6 têm a visitação recomendada, são elas: São elas: Caverna Tubarão; Caverna Lapa do Boqueirão; Caverna da Samambaia; Caverna Chico Pina; Caverna Cearense; Caverna Dois Irmãos e Caverna Três Marias. Cada uma dessas cavernas tem um atrativo especial que vale a pena ser conhecido.É preciso de um um guia da região e equipamentos básicos, como bota e lanterna para seguir com a aventura.
O Ecoturismo é o grande atrativo dos roteiros no município. O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem, os principais responsáveis pela sua conservação. O turismo ecológico no município faz parte dos roteiros oferecidos pelas agências nos programas de barco e carro, pernoites em hotéis e passeios pela floresta. Os programas são realizados com o acompanhamento de guias especializados, com curso ministrado por entidades ecológicas.
A cidade tem ainda dois lagos de água cristalina que são completamente encantadores. São eles: Lago do Virgílio e Lago Azul. Além disso, a cidade tem rios que cortam a cidade e são usados pelos turistas para praticar o boiacross. São eles: Rio Verde; Rio dos Patos e Rio Maranhão.