Trindade, a Capital da Fé de Goiás, recebe romeiros de todos os cantos, roteiro religioso que contempla a beleza natural e a força da devoção.
Trindade no estado de Goiás nasceu a partir do encontro entre a fé e a devoção, o que não deixa de ser verdade. Característica muito particular do município, a crença no Divino Pai Eterno fez com que se estruturasse na região o que se conhece hoje como a Capital da Fé dos goianos.

Por volta de 1840 a cidade de Trindade, que hoje é a Capital da Fé, era chamada de Barro Preto. Na época, foi encontrada uma pequena imagem de barro, em formato de medalha, representando a Virgem Maria, sendo coroada pela Santíssima Trindade em uma olaria de propriedade de Constantino Xavier Maria. Essa medalha foi considerada miraculosa e deu início a uma romaria, e logo depois foi construída uma igreja para abrigar os devotos. Ao longo dos anos, diversas pessoas se juntaram próximas a essa igreja, formando um vilarejo onde a economia dependia dos fiéis.

Atualmente os turistas podem visitar as diversas igrejas do município como a Basílica do Divino Pai Eterno e a igreja do Pe. Pelágio, percorrer a Via Sacra, visitar a Sala dos Milagres, a Vila São Cotolengo e na época da Festa em Devoção ao Divino Pai Eterno, que ocorre em junho, fazer a caminhada da fé de 18 km de Goiânia à Trindade. Além disso, no período da Festa ocorre ainda o tradicional desfile e missa dos carreiros.

Ver mais