A história da cidade de São Simão está diretamente ligada ao Rio Paranaíba e do Canal de São Simão, um estreito petrificado com aproximadamente 600 metros de largura. Entretanto, esse acidente da natureza ficou submerso após a construção da Usina Hidrelétrica de São Simão, pelas Centrais Elétricas de Minas Gerais – Cemig.
Hoje, a nova cidade de São Simão, reconstruída com infra-estrutura urbana, está às margens do Lago Azul, formado pela barragem da usina.
O município tem sua origem no antigo povoado de São Simão, iniciado em 1930, por garimpeiros de diamantes e pescadores.

A cidade conta com uma invejável infra-estrutura que conta com um aeroporto, 04 pequenos portos em operação, um distrito Agro-Industrial contará com uma ZPE - Zona de Processamento e Exportação e um pátio da Ferrovia Norte - Sul.

 O turismo de São Simão está diretamente ligada ao volume e a força das águas do Rio Paranaíba, que durante milhares de anos superou a resistência da rocha, criando uma das mais belas imagens da natureza. Cataratas de Itaguaçu, na Ilha do Tombo, são atrativos naturais que encantam os turistas e sugerem prática de esportes radicais. Lago Azul, superfície é formado pela barragem da usina hidrelétrica de São Simão, excelente para prática de esportes náuticos e pescaria, com praia Artificial. São Simão tem um dos mais variados e fascinantes panoramas turísticos, com atrativos naturais como as quedas de Itaguaçu, local propício para os amantes dos esportes radicais. Além da belíssima Praia Artificial e das Quedas de Itaguaçu, existem várias ilhas que encantam os turistas, como a Ilha do Pescador. O acervo histórico e cultural, além de uma história viva guardada na memória dos antigos moradores do Canal que hoje ainda contam os casos e os encantos daquela rara beleza.

Ver mais