A região onde foi fundada a cidade de São Miguel do Araguaia começou a ser povoada em 1952, com a chegada de José Pereira do Nascimento, Lonzorick Belém e Ovídio Martins de Souza, que tinham como objetivo desenvolver projetos agropecuários. Na época o povoado era chamado pelos viajantes de "Povoado da Ponta da Linha", pois era ali o fim da estrada até o momento. O mérito de fundador do município foi dado a José Pereira do Nascimento que ficou muito conhecido pela prática de curandeirismo e rituais espíritas.
Localizado às margens do Rio Araguaia, através do porto de Luiz Alves, com belíssimas e únicas paisagens naturais e magnificas praias fluviais, São Miguel do Araguaia é o ponto de acesso à Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo. São Miguel do Araguaia vive da agricultura, pecuária, turismo e comércio.
A cidade conta com várias manifestações artísticas e culturais, como o Culturarte, Folia de Reis, Carnaraguaia, Festival de Música de São Miguel do Araguaia e Araguaia Rock. Os principais atrativos turísticos são: O Porto de Luiz Alves, a Praça Ovídio Martins, e a Área de Proteção Ambiental (APA) Meandros do Araguaia. A pesca esportiva é bastante apreciada na região, que é banhada pelo rio Araguaia, e conta também com praia e canions encantadores.