Rio Quente foi descoberto em 1722 por Bartolomeu Bueno Filho, um bandeirante que veio junto com sua tropa explorar a região. Está próximo ao município de Caldas Novas, cidade turística que junto a Rio Quente formam a maior estância hidrotermal do mundo. Em relação à dimensão territorial o município tem uma agricultura pouco significativa, sua renda é quase totalmente oriunda do turismo. Como seu foco maior é a economia turística, recebe um número cada vez maior de turistas estrangeiros de países como: Japão, Estados Unidos, Argentina, México, Inglaterra, Portugal, Itália, Argentina, França segundo pesquisas locais. Rio Quente possui a 2ª maior renda per capita do Brasil. A extensão territorial da cidade é grande em vista do seu número de habitantes, mas que vem crescendo constantemente. Os bairros do município se encontram distantes uns dos outros o que causa a impressão da cidade ser pequena também geograficamente. 
    O município que antes era distrito de Caldas Novas, está em posição geográfica privilegiada, próximo de Goiânia, Brasília, Uberlândia, Uberaba, São Paulo e do interior paulista, de onde se origina o maior percentual da demanda de turistas. Sua fonte de recursos está no complexo turístico do Rio Quente que está localizado no bairro Esplanada e o Hot Park, que é um dos maiores parques aquáticos do Brasil, tal como o Beach Park de Aquiraz (CE), o Wet 'n Wild de Itupeva (SP) e o Rio Water Planet do Rio de Janeiro (RJ). O município conta com aeródromo municipal (ICAO: SWTQ) localizado a 5 km do centro da cidade e a 2 km do complexo turístico. 
    Para atrair os mais diversos e exigentes públicos, o Rio Quente Resorts conta com opções variadas e atrações para toda a família, proporcionando momentos únicos e divertidos para as crianças, adolescentes e adultos. E, para que todos possam curtir cada segundo dessa experiência, as instalações possuem áreas com funcionamento 24h, como as Duchas de Águas Quentes, as Quadras de Tênis e o Parque das Fontes, com suas piscinas, duchas, saunas e ofurôs, todos abastecidos com águas naturais e quentes. 
    A cidade conta com o Rio Quente Resorts, localizado no bairro Esplanada, e possui vários empreendimentos:

Hotel Rio Quente Cristal Resort - Uma das instalações de maior requinte e sofisticação do resort, ideal para quem quer um lugar reservado para aproveitar os melhores momentos em família. O lugar conta com 88 apartamentos, todos com varandas amplas, e vantagens exclusivas como o acesso ilimitado ao Parque das Fontes, ao Hot Park e ao Eko Aventura Park, assim como o Bar dos Ventos, piscinas com águas aquecidas e bordas infinitas, além de um Kids Club e uma Sunset Party todas as quintas e sábados.
Hotel Turismo - Conta com acesso ilimitado ao Parque das Fontes, ao Hot Park e ao Eko Aventura Park, além de um extra como uma área exclusiva na Praia do Cerrado e muito mais. Ao se hospedar no Hotel Turismo, todos vão poder escolher entre passar um dia em algum dos lugares aos quais tem acesso ilimitado, as suas duas piscinas exclusivas de águas quentes ou uma tarde refrescante no Stella Artois Lounge!
Hotel Giardino - Com uma temática voltada completamente para o interior da Itália, proporciona uma experiência única, além de um transfer facilitado e gratuito, disponível 24h por dia, para realizar o transporte dos hospedes entre o hotel e as atrações do resort. Completando os seus benefícios, o hotel também conta com um acesso ilimitado ao Parque das Fontes e ao Eko Aventura Park, assim como uma área exclusiva na Praia do Cerrado.
Rio Quente Suíte & Flat I - Ideal para aqueles que buscam por aventura, sem abandonar o conforto e a economia. Os apartamentos do Flat do Rio Quente podem acomodar até sete pessoas e disponibilizam acesso ilimitado ao Parque das Fontes e ao Eko Aventura Park, assim como piscinas quentes exclusivas, área exclusiva na Praia do Cerrado e transfer gratuito 24h por dia!
Hotel Pousada - Foi  o primeiro hotel do Rio Quente, ele possui uma localização extremamente privilegiada. Assim, o Hotel Pousada está pertinho do Parque das Fontes, um universo de piscinas e fontes de águas naturalmente quentes, e do incrível Hot Park. Os hóspedes tem acesso ilimitado ao Parque das Fontes e ao Hot Park. Além disso, ainda tem acesso a uma área exclusiva da Praia do Cerrado. Um espaço com infraestrutura necessária para você relaxar e se divertir curtindo as ondas artificiais no complexo do Rio Quente.
Hotel Luupi - O Hotel Luupi  fica localizado a 1,8 km do complexo, com apartamentos que cabem toda a família. É ideal para quem vem ao Rio Quente Resorts para relaxar nas águas quentinhas do Parque das Fontes e curtir todas as atrações do Hot Park, já inclusos na hospedagem com transfers operando 24 horas por dia, 07 dias por semana. 
Eco Chalés - A apenas 27 km do aeroporto de Caldas Novas, você encontra o paraíso das águas naturalmente quentes da região. O Hotel oferece piscina de água quente, bar molhado e estacionamento, além disso, você estará a apenas 4 km da entrada do complexo do Rio Quente. Mas é importante lembrar: este hotel não disponibiliza serviços de Transfer ou translado. Para se locomover para o Parque das Fontes ou Hot Park é necessário ir com carro próprio.

    Além da grande estrutura do Rio Quente resorts, o bairro Esplanada, conta com vários outros hotéis, restaurantes, bares e uma infraestrutura completa para atender os visitantes. 

Ver mais