O surgimento de Rio Quente se iniciou quando Bartolomeu Bueno Filho – o filho do Anhanguera, fez a fascinante descoberta das águas quentes, a qual recebeu o nome de Caldas Velhas, após passados alguns anos, este local tornou-se destino turístico goiano. O município é banhado pelo maior rio de águas termais do mundo, bem como pela fundação da Pousada do Rio Quente na década de 1.960, pela família Palmerston, hoje transformada no complexo turístico Rio Quente Resorts.

             Aos poucos o poder medicinal das águas quentes foi atraindo pessoas em busca de cura para suas enfermidades. Anteriormente Rio Quente era distrito de Caldas Novas, desmembrando-se em 1.988, sua dimensão territorial é pequena, mas destaca-se na produção agropecuária, com as produções de milho, soja, arroz e leite. No entanto, a principal fonte de recursos é o complexo turístico Pousada do Rio Quente Resorts. Existem também outros empreendimentos turísticos, localizados no Bairro Esplanada, local onde passa o Ribeirão de Águas Quentes. Este bairro, juntamente com os povoados de Águas Quentes e Boa Esperança formam o município, que está a 178 km de Goiânia e 317 km de Brasília.

           É possível encontrar riquíssima flora e fauna no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas – PESCAN, algumas trilhas podem ser percorridas até chegarem em belas cachoeiras, como: Trilha da Cascatinha, Cachoeira do Paredão e a Rua de Pedra.

Ver mais