A história de Quirinópolis data de meados do século XIX, quando esta parte do sudoeste goiano era desabitada. A entrada dos primeiros desbravadores ocorreu em 1832, quando João Crisóstomo de Oliveira partiu com sua família e grande número de escravos de Ouro Preto (MG) e fixou residência instalando uma grande fazenda.
Atualmente, para exaltar a culinária local há o Festival Chica Doida realizado no mês de maio em Quirinópolis, para celebrar o prato feito de massa de pamonha, com alho, cebola, jiló e pimenta, considerado patrimônio cultural e imaterial do estado de Goiás.

Quirinópolis se destaca pelo incentivo ao ecoturismo. Entre os atrativos turísticos estão rios, serras, lagos, festas populares e religiosas, esportes aquáticos, campeonatos de Jet Ski, trilhas, escaladas, parapente, mountain bike e cachoeiras. A poucos quilômetros da cidade fi cam as Cachoeiras do Rio São Francisco e do Rio Preto. Um dos cartões postais de Quirinópolis é o Lago do Sol Poente, que sedia eventos de várias modalidades, além de grandes festas populares como o carnaval.

Ver mais