Localizada na Região Leste do Estado, Planaltina é a 14ª maior cidade de Goiás e a 5ª maior do Entorno do Distrito Federal. Recebe também as alcunhas de “Brasilinha” e de “Planaltina de Goiás”, esta última por fazer divisa com a parte de Planaltina que se desmembrou do território goiano na década de 1960 para compor a Região Administrativa VI do Distrito Federal. Caracteriza-se o município por uma planície regada de diversos cursos d'água com destaque para os rios Maranhão, Cocal e Arraial Velho. Nas margens desses rios se encontra uma grande presença de babaçu. É grande produtor leiteiro, destacando-se como um dos maiores fornecedores do Distrito Federal. Planaltina, que dispõe de moinho de calcário e reservas de manganês e ametista, também é grande produtor de soja, arroz milho e feijão.
    O setor econômico do turismo em Planaltina se caracteriza pela existência de dois eixos turísticos: 
 - Lagoa Formosa: a Lagoa Formosa é o espelho d'água formador do Rio Maranhão que conta com seus vários clubes, balneários e hotéis, que atraem visitantes das cidades da região. 
- Rampa de Voo Livre do Vale do Paranã: situada entre as cidades de Planaltina e de Formosa, esta Rampa é considerada por praticantes do esporte como uma das melhores rampas de voo livre do Brasil. Ela compreende voos entre a rampa e a Esplanada dos Ministérios em Brasília, distante 80 km.

    Além desses, a cidade conta com vários outros atrativos, como o Parque Ecológico Sucupira, a Igrejinha São Sebastião, a Pedra Fundamental, o Museu Histórico e Artístico de Planaltina, a Praça Coronel Salviano Monteiro, entre outros. Para completar a experiência, Planaltina também é conhecida por sua hospitalidade e acolhimento. Os moradores da cidade são receptivos e estão sempre prontos para receber os visitantes com muito carinho e atenção.

Ver mais