A cidade de Pires do Rio nasceu com a construção do entroncamento ferroviário que ligou a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) ao porto de Santos/SP.

Pires do Rio, localizada a 140 km da capital, Goiânia, possui o único museu ferroviário do estado e o 5º do gênero no país e uma ponte histórica, sobre o Rio Corumbá, a ponte Epitácio Pessoa, que foi importada da Europa possuindo características arquitetônicas da época, mas que tempos depois foi substituída por uma ponte de concreto.

Dentre as festas em Pires do Rio, podemos destacar:

  • Folia de Reis: foi introduzida em Pires do Rio há oitenta anos, pelos irmãos Oscar e José Baiano. Os peregrinos iniciam sua caminhada no dia 25 de Dezembro, percorrendo todo perímetro urbano. No dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, entregam a bandeira.
  • Festa Junina: no mês de junho, mastros são ornados por todo o município. A festa mais importante ocorre no dia 13 de Junho, dia de Santo Antônio de Pádua, padroeiro da cidade, também conhecida como festa do Colégio Sagrado Coração de Jesus (Sagradão) por ser realizada no pátio desta escola que é administrada pelos padres franciscanos.
  • Festa de São Sebastião do Maratá: a festa que, segundo o calendário eclesiástico, deveria ocorrer em 20 de Janeiro, em Pires do Rio acontece na Lua Cheia de Julho. Uma explicação para isso é que o período chuvoso impedia sua realização no início do ano.
  • Festa de Nossa Senhora D'Abadia: acontece em Agosto, no Morro do Cruzeiro.
  • Festa de Nossa Senhora do Rosário: trata-se do maior evento Cultural do município. Ocorrido em Outubro, grupos de Moçam biqueiros, Vilões, Catupés, Congados e Penachos juntam-se ao terno de Pires do Rio para celebrar o final do ciclo do Rosário, quando os referidos prestam reverencia a um reinado negro que conduz a coroa e dá poder a um organizador para os festejos do ano seguinte.
  • Festa de São Francisco de Assis: a festa ocorre em meio a Avenida Boiadeiro, em frente a Igreja de São Francisco de Assis no mês de setembro.
  • Exposição Agropecuária: acontece nos últimos dias de Junho. A exposição é organizada pela Associação União Piresina (PROPIRES), em parceria com a Prefeitura Municipal.
  • Baile do Hawaii: em data móvel, organizado pelo Lions Club de Pires do Rio. A festa atrai um grande número de pessoas das cidades vizinhas.
  • Aniversário do Município: ocorre no dia 9 de Novembro. O aniversário do município é marcado por um tradicional desfile cívico e por um show musical noturno na Praça Central. Além disso, durante a semana do aniversário, a Prefeitura normalmente promove inaugurações de obras publicas e eventos culturais, além de entregar o principal título honorífico do Município, a Comenda Coronel Lino Teixeira Sampaio.

Ver mais