"Piracanjuba" é o nome de uma espécie de peixe que já foi muito encontrada em rios da região. Este seria o motivo para a escolha do nome da cidade. Atualmente a espécie está em extinção em todo o Brasil. A cidade é localizada na Bacia do Rio Paraná, tendo os rios Meia Ponte e o Piracanjuba como os rios principais. No rio Meia Ponte está localizada a hidrelétrica do Rochedo, onde existe um belo lago e um potencial turístico. O rio Piracanjuba batiza as terras e, em suas águas, é realizado o evento do Rally Boia.
    O município é a  maior bacia leiteira do Estado de Goiás. Produz cerca de 220 mil litros de leite por dia. A pecuária de corte é muito importante para a economia local. O rebanho é composto por muitos animais, que são criados nas fazendas piracanjubenses. Piracanjuba é também considerada a capital nacional das orquídeas, onde, anualmente, no mês de maio, ocorre uma exposição nacional com participação de expositores de todos os lugares do Brasil. A cidade também possui outros eventos, como o Brejo Festival, evento que promove a interiorização da cultura através de apresentações musicais de vários estilos, com artistas locais e nacionais;  a tradicional Festa em louvor à Nossa Senhora d'Abadia, popularmente conhecida como Festa de Agosto; a Mostra Artística do Studio de Arte e Dança, onde é realizado uma Exposição Fotográfica que reúne fotógrafos locais e convidados; e o Festival de Dança, com a apresentação de balé, jazz e ginástica acrobática que reúne cerca de 500 espectadores e marca o fim do ano em Piracanjuba. 
    A cidade conta com alguns atrativos, como o Lago Afonso Dias Fernandes Sobrinho, a Praça Guarda Mor Francisco José Pinheiro, e o Centro de Convenções Palácio das Orquídeas . 

Ver mais