O município de Paraúna tem um grande potencial turístico, devido as suas belezas naturais, e uma história cercada de mistérios e misticismo, pelas lendas que o escritor e pesquisador Alódio Tovar se encarregou de divulgar para o estado de Goiás, que vão das belezas da Serra das Galés, da Portaria, a Muralha de Pedra ou a Ponte de Pedra, até as histórias fantásticas contadas pelos moradores das redondezas sobre os estranhos seres que visitam ou habitam a região.

Com um conjunto de formações rochosas que instiga a curiosidade até dos mais desatentos, a cidade de Paraúna-GO, localizada a 160 km de Goiânia, já está acostumada a receber cientistas e pesquisadores. Mas o seu patrimônio natural não agrada apenas aos estudiosos. O município também é repleto de grutas, quedas d’água e outras paisagens capazes de agraciar os olhos do turista com momentos de extrema beleza.

Paraúna é um local propício para aventuras, com ótimas trilhas para ciclistas e motociclistas, e paredões perfeitos para prática de rapel, um lugar ideal para se fugir da rotina do dia-a-dia e relaxar, curtindo as belezas naturais.

A cidade é cercada de mistérios e misticismo, uma vez que suas belezas naturais inspiram histórias fantásticas contadas por moradores das redondezas, sobre estranhos seres que visitavam ou habitavam a região.

Sobre as grandes formações rochosas que conferem peculiaridades ao município, uns acreditam que foram feitas pelos povos Incas ou Maias, outros, acreditam que as tais formações foram esculpidas pela ação da água, que em eras remotas ocupava a região.

Entre os principais atrativos turísticos do município, destaca-se a pedra do cálice, localizada no Parque Estadual de Paraúna bem como a ponte de pedras.

Ver mais