Orizona é um município simpático do interior de Goiás, com população estimada em 15.201 habitantes (IBGE). É conhecida por ser uma das maiores bacias leiteiras do estado, com leite produzido por dois mil pequenos pecuaristas. Além disso, o município também é grande produtor de cachaça, havendo cerca de 40 alambiques artesanais em seu território.  Conhecida como Capela dos Correias, depois Campo Formoso e posteriormente Orizona, a cidade foi edificada à margem direita do Ribeirão Santa Bárbara, afluente do Rio Corumbá, no município de Santa Cruz de Goiás, em 1850, quando começaram os trabalhos de construção da capela de Nossa Senhora da Piedade. Foi Elevada à categoria de vila e distrito, com a denominação de Campo Formoso, 12-07-1906, desmembrado de Santa Cruz. Em 31 de dezembro de 1943, o Município de Campo Formoso passou a denominar-se Orizona, termo de origem latina, Oriza = Arroz + Zona = Região da Zona do Arroz, por ser, na época um dos grandes produtores de arroz do Estado.
    A produção de cachaça artesanal é um importante atrativo turístico do município de Orizona. Dezenas de pequenos alambiques produzem um volume significativo do produto, utilizando conhecimentos passados entre gerações, na mais tradicional e cuidadosa maneira de se preparar uma das melhores cachaças brasileiras, com empreendedores que se orgulham do que fazem e que buscam melhorias nos processos. Orizona também é destaque nacional na produção de leite, ocupando a posição de 8ª maior bacia leiteira do Brasil. No agronegócio, o município também produz frango, soja, milho, mel e coentro. Orizona está localizado na mesorregião do Sul goiano, na microrregião de Pires do rio (Sudeste do estado de Goiás), também denominada região da Estrada de Ferro. 
    Em Orizona fica a antiga estação ferroviária Egerineu Teixeira (antiga Ubatan), inaugurada em 1923. O Trem já foi um meio de locomoção importante desta região e os moradores trabalham pela viabilização do Projeto do Trem Turístico. Em Orizona, tem a cachoeira dos Adautos e a cachoeira 01, estruturas interessantes para o turismo rural, pesque-pagues e restaurantes com a tradicional culinária goiana. 

Ver mais