A historia de Nova Veneza está ligada a Imigração Italiana. Estes vieram para o Brasil em decorrência das dificuldades inerentes à própria sobrevivência naquele país europeu. Na Itália chegaram noticias através de cartas que aqui na América haviam muitas possibilidades de melhoria de vida. Esses italianos vieram de Previzo província de Veneto, onde eram acostumados com a lida de parreiras e vinícolas para aqui cultivarem o café. 
    Nova Veneza pode ser acessada pelas rodovias GO  462 ou GO 222. Além da cultura italiana, a cidade  chama a atenção com sua geografia – recheada de montanhas – e atrai pessoas por causa das atividades religiosas e da terra fértil.  Adeptos do ecoturismo e do turismo de aventura procuram a cidade para fazer  voos paraguaios, trilhas de bicicleta e moto bike. Nova Veneza também faz parte de um circuito religioso, no qual romeiros passam pelas serras da cidade. 
    Anualmente a cidade promove o Festival Italiano de Nova Veneza, festa tradicional que celebra a cultura italiana e leva milhares de pessoas de Goiás e de estados vizinhos à pequena cidade.

Ver mais