Segundo pesquisas do mestre Martiniano J. Silva, expedições provenientes da região do Triângulo Mineiro de Minas Gerais começaram a desbravar a região conhecida como Sudoeste Goiano, influenciados pelo romance "Inocência", de Visconde de Taunay, que narrava uma aventura nessa região. A partir daí, famílias de fazendeiros começaram a instalar-se na região onde hoje existe a Vila do Cedro. Com o crescimento do povoado, ergueu-se a primeira igreja, que hoje é a Matriz do Divino Espírito Santo. As famílias se instalaram próximas ao Córrego Moita Redonda, hoje conhecido por Córrego Mineiros. Ao adentrar o coração de Mineiros, os turistas são recebidos não apenas pelos encantos naturais, mas também pela hospitalidade genuína dos locais.
    No município existem cerca de 120 cachoeiras catalogadas. Pode-se destacar a Cachoeira da Pinguela, do Sucuri e a dos Dois Saltos. Existe também um conjunto de serras, cortadas pelos rios Formiguinha, Diamantino e Matrinchã. Mineiros possui uma rica variedade de fauna, flora, piscinas naturais, grutas e abrigos, destacando-se o morro da Pedra Aparada e o Parque Nacional das Emas. Outro lugar de grande atrativo é a comunidade do Cedro, onde se mantêm tradições do povo negro. Ali existe um laboratório de plantas medicinais do cerrado. Também se desta a região dos Três Pilões, por sua água sulfurosa e barro medicinal (lama negra).  Há também a região do Pinga Fogo, que revela-se como um verdadeiro espetáculo de mirantes impressionantes. Cada ponto estratégico oferece vistas panorâmicas, permitindo que os visitantes se percam na vastidão da paisagem; o Morro da Pedra Aparada está em entre as principais atrações turísticas. Além de sua imponência e características ecológicas únicas, o Morro da Pedra Aparada oferece um mirante natural, suas formas imponentes oferecem não apenas vistas panorâmicas deslumbrantes, mas também uma conexão única com as lendas que permeiam essa região. 
    Além dos atrativos naturais, há a Paróquia Divino Espírito Santo, construída em estilo neogótico, ergue-se como um símbolo do patrimônio religioso e arquitetônico da cidade, e a a Comunidade do Cedro, onde as tradições do Quilombola são preservadas e celebradas, e os visitantes têm a oportunidade de imergir nas práticas culturais e rituais religiosos.
    O fenômeno da bioluminescência, que ilumina as noites do Cerrado, é um espetáculo à parte no ambiente terrestre, porém este evento só ocorre entre os meses de outubro e novembro. 
    Mineiros, com suas cachoeiras deslumbrantes, trilhas fascinantes, riqueza cultural e fenômenos naturais únicos, revela-se como um destino que transcende as expectativas. Ao explorar essa cidade encantadora, os visitantes se deparam não apenas com a beleza cênica, mas com uma experiência imersiva que celebra a natureza e a cultura.

Ver mais