Distante 327 km de Goiânia, Jataí conta com vários locais com água em abundância. A Cachoeira do Lajeado fica perto da cidade, é de fácil acesso e tem 46 metros de queda d’água onde o turista tem acesso por uma trilha. A visitação ocorre com autorização dos proprietários e com acompanhamento de um guia de turismo do município.

Há ainda o Rio Claro com praias, cachoeiras, locais de pesca e corredeiras; o Ribeirão Ariranha que tem a queda d’água Bela Vista e a queda d’água Refluxo e a Cachoeira Ponte de Pedra onde é possível tomar banhos de cachoeira e realizar passeios a cavalo. No Parque Ecológico Olavo Sérvolo de Lima, o turista pode desfrutar da nascente do córrego Diacuí e aproveitar a interação com a natureza.


Com os primeiros desbravadores chegando em meados do século 19, a cidade de Jataí tem muita história. O saudosismo começa pelas ruas de paralelepípedos que ainda resistem e pelo som característico do carro de boi nas réplicas do veículo vistas em vários jardins, praças e museus. Parte dos momentos importantes são recontados pelo Museu Histórico da cidade, sediado em um casarão centenário.

A arqueologia na região sudoeste de Goiás é a maior atração, apresentada em uma exposição de longa duração. O passado ainda está presente em um acervo composto por objetos, fragmentos do esqueleto do “Homem da Serra do Cafezal”, datado de 11 mil anos e considerado um dos mais antigos das Américas.

Ver mais