Jaraguá é um município brasileiro do estado de Goiás situado no Parque Ecológico da Serra de Jaraguá. É um município emancipado de Pirenópolis e se inclui na Microrregião de Anápolis, no Vale do São Patrício, conhecido por seu patrimônio cultural sendo uma das cidades mais antigas do estado e por ser considerada o maior pólo de confecção do Centro-Oeste. 
    O Parque Ecológico da Serra de Jaraguá é uma unidade de conservação que se situa dentro do perímetro urbano de Jaraguá e que cumpre papel importante no cotidiano da população, acostumada a usar o parque para caminhadas e pedaladas. Há na região pelo menos quatro grandes grupos de caminhada, com 150 integrantes cada. O parque é também a porta de entrada para uma rampa de parapente que tem fama nacional, e que é usada por cerca de mil praticantes da modalidade todo ano. O sistema de ventos da região favorece o parapente cross country, e é famosa a história do parapentista que decolou em Jaraguá e chegou em Rio Verde depois de 12 horas de voo. Há dois importantes sítios de pesquisa arqueológica, um histórico e outro pré-histórico. O sítio histórico guarda as ruínas do Engenho São Joaquim, que foi uma tentativa de proprietários rurais da região no fim do século XVIII de recuperar a economia local após o fim do ciclo do ouro. O outro sítio localizado no parque guarda um petroglifo com gravuras representativas de populações indígenas de pelo menos 300 anos atrás. Considera-se que tenham sido feitas pelo povo Aratu, que guarda fortes semelhanças culturais com os Caiapós do Sul (já extintos).
    Existem também em Jaraguá muitas construções históricas, como a Igreja do Rosário, construída por escravos em 1776, e ainda hoje totalmente conservada. Há ainda a Igreja Nossa Senhora da Conceição, construída a partir de 1828, e a Igreja Nossa Senhora da Penha (Matriz), construída em 1748, demolida em 1918, reconstruída em1950 e recentemente remodelada. Isso sem falar nos casarões históricos, que exalam a arquitetura do período colonial e nos contam em cada pedaço um pouco da história. A cidade também conta com varias festas o ano todo que atrai gente de toda a parte do Brasil.
    Os principais pontos turísticos da cidade são a Cachoeira do Saraiva, o Clube das Cavalhadas, o Clube do Laço, a Igraja Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o Casarão do Padre Silvestre entre outros. 

Ver mais