Jandaia é um município brasileiro do estado de Goiás. Situa-se no planalto central do Brasil, na Mesorregião do Sul Goiano e na Microrregião do Vale do Rio dos Bois, situado entre o Morro do Segredo e a Serra do Boqueirão, a 637 m de altitude, e dista 120 km da capital estadual, Goiânia, e 329 km da capital federal, Brasília. 
    Em meio a natureza há diversas serras, do Paiol Queimado, da Canabrava, do Lajeado, do Sumidouro, Barro Alto e Morro do Segredo. Elas fazem com que a cidade seja point dos apaixonados por parapente, que procuram a região nos meses de abril e maio para saltar. A apenas cerca de 120 km de Goiânia, a rampa de decolagem em Jandaia é facilmente acessível por meio de uma rodovia asfaltada e ampla que cobre quase todo o trajeto. A rota até a rampa passa pela pitoresca cidade de Jandaia, seguindo por uma estrada de terra que serpenteia por trás da montanha até chegar a uma fazenda.  
    A cidade de Jandaia tem festas tradicionais, como a Cavalgada e a Festa Junina, em seu calendário de comemorações populares. O município também fomenta o artesanato e a gastronomia da região.  Banhada pelos rios Capivari, Turvo e Galheiros e por diversos riachos menores. Além disso, a cidade abriga o Lago Lambari, considerado pela população e por visitantes, o principal cartão postal mais lindo e exuberante de Jandaia.


 

Ver mais