Antiga Vila Boa, a Cidade de Goiás foi fundada e  1729, no auge do ciclo do ouro. Foi a capital do estado de Goiás até 1937, quando a sede do governo foi transferida para Goiânia. Foi reconhecido em 2001 pela UNESCO como Patrimônio Mundial, por sua arquitetura barroca peculiar, por suas tradições culturais seculares e pela natureza exuberante que o circunda. A população residente é cerca de 24.071 habitantes, e sua área territorial é de 3.108,423 km². 
    Na cidade ocorrem várias manifestações culturais, como o Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), realizado anualmente desde 1999; a Procissão do Fogaréu, uma das manifestações religiosas mais belas que acontecem na cidade, iniciando-se na noite da quarta feira da semana santa; o Carnaval, que é realizado na Praça de eventos, tendo inclusive três Escolas de Samba na cidade: Leão de Ouro, União Goiana e Mocidade Independente do João Francisco. 
    Há alguns museus, como o Museu das Bandeiras, que funciona na antiga Casa de Câmara e Cadeia; o Palácio Conde dos Arcos, com um acervo de obras do século XVIII, além de utensílios domésticos, pertences, artes decorativas e mobiliário dos antigos governantes, e conta com um belo jardim; o Museu de Arte Sacra da Igreja da Boa Morte, que possui o maior acervo do escultor barroco Veiga Vale, e também coleções de prata; a Casa de Cora Coralina, museu permanente com objetos pessoais da poetisa; e o Museu da Polícia Militar, criado em 2007 com acervo de uniformes; instrumentos musicais; equipamentos de comunicações; móveis, objetos e equipamentos diversos; viaturas policiais; documentos históricos; fotos de unidades policiais. Também há vários monumentos, os mais famosos são: a asa de Bartolomeu Bueno, o Chafariz de Cauda, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Cruz do Anhanguera, entre outros. 
    Graças ao tombamento do centro histórico, cerca de 90% da arquitetura barroco-colonial original permanece preservada. . A cidade de Goiás é considerada um magnifico mostruário do Brasil oitocentista. Além disso, situa-se dentro de um cenário topográfico, singularmente bonito, dentro de um vale envolvido pelos morros verdes e ao sopé da Serra Dourada. A melhor época para visitar a cidade é entre maio e setembro, sendo junho e julho os preferíveis, quando as temperaturas são mais agradáveis, numa média de 17 ºC a 32 ºC.
    A culinária na cidade é bastante apreciada, tendo o famoso empadão goiano vendido por toda a cidade; o sorvete de castanha de baru, que é vendido no coreto do centro histórico; os alfenins, doces com formatos de pássaros, flores, há também os que possuem a imagem do Divino Espírito Santo; além dos doces cristalizados. 
    Para os apreciadores de cachoeiras, há várias cachoeiras na cidade, como a Cachoeira das Andorinhas, a Cachoeira Grande (Balneário Cachoeira Grande), e a Cachoeira das Orquídeas. Além das cachoeiras, tem também o Parque da Carioca, nele está localizado a Fonte da Carioca onde os vilaboenses pegavam água para consumo, e atrai milhares de visitantes. As trilhas também, são apreciadas, inclusive o Caminho de Cora Coralina tem início na cidade de Goiás e vai até a até a cidade de Corumbá de Goiás, com cerca de 300 km de trajeto, e passa por 8 municípios e 8 distritos. 
    Seja pela história, pela cultura, ou pelas belezas naturais, a Cidade de Goiás é um destino perfeito para todas as ocasiões. 
 

Ver mais