Cristalina é um município goiano que pertence a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal. Sua população é de aproximadamente 62.249 habitantes, e sua área territorial é cerca de 6.153,921km². O município é privilegiado, no que diz respeito à hidrografia, apresentando 256 rios, riachos, ribeirões, veredas e nascentes. Todos os ribeirões e córregos nascem na cidade e correm para a periferia do município. Esse potencial hídrico é fundamental ao desenvolvimento da agricultura irrigada, segmento que tem contribuído decisivamente para o impulso econômico do município. 
    Cristalina tem um grande potencial turístico, atrai milhares de visitantes devido as suas pedras preciosas e seu artesanato mineral, o município é um centro de intensa comercialização e lapidação de pedras preciosas e semi-preciosas. Muitos místicos visitam o município por considerá-la o ponto de equilíbrio do mundo pelo magnetismo de seu solo. Além do encanto dos cristais, Cristalina conta com muitos outros atrativos, tais como turismo ecológico, garimpos seculares e belíssimas joias feitas a partir de cristais, e a possibilidade de o visitante extrair o cristal bruto no solo das jazidas de cristais. 
    Ao visitar Cristalina, não deixe de contemplar os principais pontos turísticos da cidade:
- Lojas e lapidações de cristais: O município possui várias lojas que comercializam todos os tipos de artefatos de cristais e até mesmo o cristal bruto. Por trás dessas lojas estão as lapidações de cristal, que fornecem o material acabado, além dos artesãos. As principais lojas de lapidação de cristais estão localizadas no centro da cidade.
- Balneário das Lages: Localizado a 12 km do centro da cidade, possui praias e piscinas artificiais e uma belíssima cachoeira. Tem restaurante, área de camping, seguranças, banheiros, espaço para shows e apresentações e quiosques.
- Pedra Chapéu do Sol: Um enorme Quartizito que pesa mais de 340 toneladas, equilibrada há milhões de anos em uma base de um pouco mais de um metro quadrado.  Localiza-se a 7 km do centro da cidade, no Parque das Pedras, área de preservação da Fazenda Sucupira, onde ainda se podem observar várias inscrições rupestres. 
- Igreja de São Sebastião: Erigida em homenage, ao padroeiro, fica situada na praça mais antiga da cidade, onde originou o antigo Arraial de São Sebastião da Serra dos Cristais.
- Serra dos Topázios: Possui uma grande área de cerrado natural e água cristalina, fica a 15 km do centro da cidade, e conta com uma excelente área para camping. Ideal para quem aprecia o contato com a natureza e um bom banho de cachoeira.
- Lagoa dos Cristais: uma bélíssima lagoa de água azul, conta com a energia dos cristais, é ideal para mergulho e passeio de caiaque. 
    Além desses, também há outros que valem a pena visitar: a Cachoeira do Arrojado, que se localiza a 6 km do centro, e a Reserva Particular Linda Serra do Topázios, que tem uma grande área de cerrado natural e água cristalina, além do observatório astronômico da Universidade de Brasília. Devido a sua altitude e baixa umidade na maior parte do ano, Cristalina tem o céu mais limpo do Brasil, facilitando a observação de fenômenos astronômicos. A cidade também realiza eventos culturais e festivais ao longo do ano, como a Festa do Cristal e a Festa do Peão de Boiadeiro, que atraem visitantes de diversas partes do país.
 

Ver mais