Situada a 110 km de Goiânia, Corumbá de Goiás faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. Ocupa uma área de 1.064,833 km² e sua população é de aproximadamente 10.562 pessoas. A povoação inicial surgiu em função da descoberta de jazidas de ouro nas proximidades do Rio Corumbá e Ribeirão Bagagem nas primeiras décadas do século XVIII. Assim como nos demais locais de mineração do ciclo do ouro, atraiu aventureiros em busca de fortuna, que se estabeleceram no local que ficou conhecido como Minas de Nossa Senhora da Penha do Corumbá. 
    Corumbá preserva em seu calendário cultural uma rica herança de fazeres, saberes, celebrações e manifestações que foram transmitidas de geração em geração. Essas tradições estão profundamente enraizadas em diversos elementos culturais, como a religiosidade, a cultura indígena, a colonização bandeirante, a história dos negros escravizados e a vida no campo. Entre as celebrações mais antigas e significativas da região, destacam-se as manifestações do catolicismo popular, que tiveram início por meio das Irmandades e confrarias leigas no século XVIII. Um exemplo notável é a Irmandade do Santíssimo, que, junto à comunidade local, promove as festividades da Padroeira Penha de França, a Semana Santa e outras celebrações ligadas à Quaresma, como a Semana das Dores, a Festa de Passos, a Festa do Divino e o Corpus Christi. Essas tradições se mantêm autênticas ao longo dos séculos, preservando elementos como imagens sacras, templos religiosos, rituais religiosos e a participação ativa das Irmandades. Além disso, eventos como a presença de bandas de música, corais e orquestras que executam composições em latim, muitas delas criadas por compositores locais e regionais, como os motetos de Passos, acrescentam uma dimensão especial a essas celebrações culturais. No contexto cultural, a cidade é conhecida por abrigar as renomadas Cavalhadas, que têm suas origens na antiga Festa do Divino e atualmente são realizadas durante a celebração da padroeira, a Festa de Nossa Senhora da Penha de França. As Cavalhadas de Corumbá representam uma forma única de encenação dramática, envolvendo desfiles equestres e representações simbólicas das históricas batalhas entre mouros e cristãos pela dominação da Península Ibérica durante a Idade Média na Europa. Esse evento é marcado pela participação entusiástica de centenas de pessoas, algumas das quais montadas a cavalo. Os participantes se caracterizam com trajes de cetim coloridos e máscaras representando bois, elementos distintivos deste tradicional festejo. As Cavalhadas de Corumbá são consideradas um dos eventos culturais mais importantes do estado de Goiás. 
    Os principais atrativos do local são o Rio Corumbá, um dos mais importantes do estado; o Salto Corumbá, com a maior cachoeira da região, localizado dentro do complexo turístico, o Salto Corumbá Camping Clube Hotel; o Mirante do Salto Corumbá, que  faz parte do Caminho de Cora Coralina; o Mirante do Cristo; e o Conjunto Histórico da cidade que conta com as construções históricas que permanecem preservadas através do tombamento pelo IPHAN; o Cine Teatro Esmeralda; a Igreja de Nossa Senhora da Penha de França; a Praça da Matriz; o Memorial dos Imortais, entre outros. 
    Mesmo pequena, a cidade conta com uma infraestrutura que possui alguns hotéis e pousadas, além de restaurantes com comidas típicas regionais. Se você está procurando um destino turístico no interior de Goiás, Corumbá de Goiás é uma ótima opção. A cidade oferece belas paisagens naturais, atrações culturais e opções para todos os gostos.

Ver mais