A história de Cidade Ocidental se entrelaça com a história do Planalto Central. Ocidental foi o nome atribuído ao conjunto habitacional construído para atender à crescente demanda populacional que se projetava junto à nova capital brasileira.  Localizada a uma distância de 48 km de Brasília, é por muitos considerada ainda cidade dormitório, sendo que grande parte de seus moradores se deslocam até a capital federal para trabalhar. A cidade possui um traçado urbano organizado, a partir de seu núcleo original, sendo que os novos loteamentos foram sendo adequados ao mesmo tipo de traçado. 

zona rural do município de Cidade Ocidental é extensa e até mesmo desconhecido por grande parte da população urbana. Essa área faz divisa com o Distrito Federal e com os municípios goianos de Luziânia e Cristalina. Compõem a zona rural ocidentalense as seguintes áreas: Garapa, Ferraz, Chácaras Regina, Água Quente, Povoado Quilombola Mesquita e Mata da Fartura. O Povoado Mesquita foi recentemente reconhecido pelo Governo Federal como área remanescente de quilombo, onde dedicam-se à fabricação de marmelada e aguardente.


A cidade também tem suas lendas, assim como as "bolas-de-fogo", bolas de prata (para os ufólogos), a "árvore mística" que situa-se em Colina Verde" (no Zé Leão) e a mais famosa, a lenda da noiva do lago.

Orla do lago Jacob: Palco de grandes eventos, o cartão postal de Cidade Ocidental é entorno sul a orla do lago Jacob é uma grande reserva ambiental de Cidade Ocidental, o local é bem iluminado, conta com a segurança da Guarda Municipal de Cidade Ocidental, que tem um posto dedicado no local. O lago possui amplos parquinhos de diversões com brinquedos em fibra para as crianças e quadras de futebol para a diversão de todos. Além de bem arborizado, tem belíssimos jardins e calçadas ao redor para uma boa caminhada e aparelhos para ginástica e exercícios para todas as idades.
Parque Ecológico Chico Mendes: trata-se de um bosque urbanizado localizado no centro da cidade. Rodeado de árvores nativas do cerrado o Parque Ecológico Chico Mendes é uma opção de lazer, pois oferece lago artificial com peixes exóticos, quiosque com lanchonete, duas áreas de convivência cobertas, aparelhos de ginástica, parque infantil, campo de futebol de areia, trilhas para caminhada ecológica, área de piquenique e paisagismo.
Povoado Mesquita: localizada na Zona Rural da Cidade Ocidental, trata-se de comunidade de remanescentes de quilombos. A comunidade Quilombola do Mesquita surgiu a partir de uma doação de terras feita a três escravas da Fazenda Mesquita, há mais de 200 anos. Hoje é formada por 300 famílias, que cultivam marmelo, goiaba, laranja, cana de açúcar, mandioca e contam também, com uma pequena indústria artesanal de marmelada e goiabada. No artesanato produz caixinhas, biscoitos e tapetes, que são comercializados em feiras. As festas são comemoradas com a dança Catira, dança tradicional de Goiás.
Clubes: Suleste Clube (atual Clube AQUA), Recanto das Águas, Águas Corrente Park, Espaço Tamareira, Toca do Leão e Recanto Primavera.


Eventos e Festividades:

Corrida do Marmelo: Janeiro
Paixão de Cristo: Abril
Festa de Santo Antônio, Dia do Padroeiro: Junho
Congresso Evangélico: Julho
Canta Jardim: Agosto
Festa dos Nordestinos: Agosto
Comemoração do Dia do cerrado: Setembro
Desfile da Independência: Setembro
Festa dos Estados: Setembro
Cavalgada dos Veteranos: Setembro
Aniversário de Cidade Ocidental: Dezembro.
 

Ver mais