Município goiano, localizado a 167km de Goiânia e 300km de Brasília, seu surgimento culminou, a partir da busca de ouro, quando os Bandeirantes entraram pelos sertões dos Guaiases. Não encontraram ouro, somente seus vestígios. No entanto, chamou-lhes a atenção um ribeirão – o Ribeirão das Caldas, cujas águas eram quentes, bem como outras fontes termais próximas da Serra de Caldas. Os Bandeirantes se foram, mas a esperança de cura, por meio de banhos nessas águas termais perdurou e ainda perduram.

             Em função da existência dessas águas, os lavradores foram se organizando e fundaram uma estrutura de amparo religioso e administrativo. Casualmente foram encontradas novas fontes termais que margeiam o córrego de Lavras, ao mesmo passo que descobriram jazidas com ouro em abundância. Não passou muito tempo e as notícias se espalharam, os garimpeiros chegaram e, paralelamente os doentes em busca de cura para suas enfermidades.

            Desta forma, habitações foram construídas e, a partir daí surge o primeiro povoado, que mais tarde foi elevado a distrito de Caldas Novas. Em 1.911 este passa para categoria de município. Logo implanta-se o plano de modernização urbana, havendo por consequência crescimento e expansão turística com a construção da Estância Thermas Pousada do Rio Quente. Hoje tornou-se um município consolidado, que oferece infraestrutura turística, hotelaria e serviços urbanos básicos apoiadores do desenvolvimento da atividade turística.

             Com o intuito de preservar as nascentes termais, foi criado o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas – PESCAN, que abriga também espécies da flora e fauna, inclusive alguns que se encontram sob ameaça de extinção. Caldas Novas é considerada a maior estância hidrotermal do mundo, suas águas afloram a superfície com temperatura de até 58°C. Encontra nesse município o Lago Corumbá, onde são praticados esportes náuticos e passeios contemplativos nas cachoeiras da região, como a Cachoeira do Pareado, da Cascatinha ou do Paredão. O município é banhado pelos rios Pirapitinga, Peixe, Piracanjuba e Corumbá.

             Em Caldas Novas, é possível durante todo ano, conhecer alguns pontos turísticos, como o Parque da Lagoa Quente, Lago Corumbá, Balneário Municipal de Caldas Novas, Trilha da Seriema, Jardim Japonês e o passeio cultural ao Santuário Nossa Senhora da Salette.

Ver mais