Semelhante aos demais municípios da região da Estrada de Ferro, Bonfinópolis experimentou um momento de crescimento quando os trilhos chegaram, trazendo moradores de outras regiões e incrementando o comércio. Até setembro de 1948, o povoado “36” pertencia ao município de Silvânia. Neste ano Leopoldo de Bulhões conquistou a sua autonomia política-administrativa e o povoado de Bonfinópolis passou a ser um dos seus Distritos, desligando-se de Silvânia.
Para chegar a condição de município, Bonfinópolis teve que enfrentar as urnas. Sua autonomia foi conquistada através de um plebiscito realizado em 1987. A instalação do município aconteceu em 1º de junho de 1989.
Parte do aglomerado urbano de Goiânia, Bonfinópolis é conhecido também pela sua vastíssima lavoura de tomate. O arroz, o feijão e o milho são outras atividades agrícolas de destaque. No município existem três escolas públicas e uma particular.
A maioria da população reside na cidade. Bonfinópolis comemora três festas, duas religiosas. Em 20 de janeiro e comemorado o Dia do Padroeiro; Em 20 de janeiro é comemorado o Dia do Padroeiro; em 1º de junho, o aniversário da cidade e, durante o mês de setembro acontece a festa do Divino Pai Eterno.

Ver mais