Água Fria de Goiás é um município brasileiro do interior do estado de Goiás, Região Centro-Oeste do país.

O município de Água Fria de Goiás foi criado em 1987 desmembrado do município de Planaltina de Goiás. Distando 156 km da Capital Federal e localizado na porção norte do Entorno, a sede do município de Água Fria de Goiás guarda características de um pacato povoado rural mantendo-se afastado dos fenômenos que são comuns aos municípios que estão mais próximos de Brasília.

Seus traços mais marcantes – movimento reduzido nas ruas, comércio restrito ao atendimento das necessidades imediatas da população, ausência de estabelecimentos bancários – revelam seu estrito contato com a área rural. Conselhos Municipais, Associações, dentre outras.

O córrego Água Fria inspirou o fundador e pioneiro Eloi Pinto de Araújo na hora de escolher o nome do povoado que idealizou e fez crescer.

Água Fria transformou-se em Distrito e desde 01 de junho de 1989 em município. Foi fundado em 30 de dezembro de 1987.

Água Fria dedica-se ao cultivo de milho, soja, feijão e arroz e à pecuária de leite e corte.

Está á 320 quilômetros de Goiânia. Os rios Arraial Velho e Mangabeira são os mananciais mais importantes que cortam o seu território. A Lagoa Jacuba, bastante procurada nos fins de semana, é a principal atração turística de Água Fria.
Na cidade predominam as religiões católicas e evangélica. Anualmente a população faz festa em louvor ao Divino Espírito Santo e à Nossa Senhora de Fátima.

Ver mais