Localizada no Leste Goiano, Abadiânia  está situada a 105 km de Goiânia e 140 km de Brasília, podendo ser facilmente acessada através da BR-060. Os municípios vizinhos são Alexânia, Anapólis e Gameleira de Goiás. A área territorial possui cerca de 1.044 km², e a  população local estimada é de 17.232 pessoas (IBGE;2022). 

 Até 2018, a principal economia da cidade era baseada no turismo religioso, com a presença do médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus que atendia visitantes do mundo inteiro  na Casa de Dom Inácio de Loyola, onde era realizada suas atividades espirituais.

Atualmente Abadiânia se destaca pelo ecoturismo realizado no lago artificial formado pela usina hidréletrica Corumbá IV , onde permite a realização de atividades de lazer como passeios de barcos e lanchas, além de esportes náuticos e aquáticos.  A economia de Abadiânia também é baseada na agricultura e na pecuária, com destaque para a produção de soja, milho, feijão e gado de corte. 

A cultura de Abadiânia é rica e diversa, com influências indígenas, africanas e europeias. A cidade tem uma forte tradição religiosa, com muitas festas e celebrações que envolvem a música, a dança e a culinária típica da região. Além disso, Abadiânia tem um rico patrimônio histórico e arquitetônico, com muitas construções antigas e igrejas que contam a história do município.

Integrante do Mapa do Turismo Brasileiro, a cidade foi contemplada pelo programa Mais Turismo, que incentiva o desenvolvimento do turismo no local. Abadiânia é um exemplo de reinvenção no turismo, encontrando em suas belezas naturais uma saída para atrair os visitantes, com atividades de lazer.  Com uma economia baseada na agricultura, pecuária, a cidade é um importante centro de desenvolvimento para a região centro-oeste do Brasil.

Ver mais