Turismo em Goiás | Cidade de Goiás

Procissão do Fogaréu

A Procissão do Fogaréu acontece anualmente durante a Semana Santa na Cidade de Goiás, antiga capital do Estado de Goiás. É uma festa que foi retomada na década de 1960 por iniciativa de membros da Organização Vilaboense de Artes e Tradições – Ovat. Atualmente participam da Procissão do Fogaréu quarenta homens que se fantasiam de Farricocos, sendo estes a atração maior da celebração festiva que percorre ruas e becos da antiga Vila Boa de Goiás. As indumentárias são simples, mas de grande efeito visual, compondo-se de túnicas retas e de mangas compridas com uma faixa branca amarrada à cintura, fazendo contraste com as vestes em vermelho, amarelo, azul escuro, roxo, verde escuro, laranja dentre outras cores. Há apenas um Farricoco que usa túnica branca, sendo sua faixa vermelha. Ele é o responsável por carregar o estandarte com o rosto de Cristo e possui lugar de destaque à frente dos demais. No início da noite de quarta-feira da Semana Santa, o grupo se reúne em frente ao Museu da Boa Morte, no centro da cidade, para ensaiar o trajeto da Procissão. As luzes da cidade são apagadas e turistas e demais participantes recebem tochas. A Procissão se desloca passando pela ponte sobre o Rio Vermelho em frente à Casa de Cora Coralina e chegando à igreja do Rosário, onde há a primeira parada, em seguida caminham por entre ruas e becos até chegar à igreja de São Francisco onde o bispo faz uso da palavra e após o término da pregação, a Procissão volta para seu ponto de partida na Boa Morte e ali é finalizada.

Ver mais

  • Localização

    Urbana

    omomo, -

    CEP - Cidade de Goiás - GO

  • Pontos de Referência

    Para chegar em Goiás Velho a partir de Brasília siga sentido Goiânia pela BR 060. Entre em Anápolis, passando pelas cidades de Nerópolis, Nova Veneza, Inhumas, Itauçu, Itaberaí até a cidade de Goiás. De Brasília até Goiás Velho são aproximadamente 300 km. A estrada que liga Brasília e Goiânia é duplicada e está em boas condições. Já de Anápolis à Goiás Velho a estrada não é duplicada, mas boa parte encontra-se em bom estado. Não há pedágios no percurso.

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Auto-guiada;

  • Entrada

    Franca

    0,00

  • Atividades Realizadas

    Conhecer o acervo arquitetônico distribuído entre igrejas, casarões e sobrados, praças, comidas típicas e a Celebração da Semana Santa

  • Acessibilidade