Turismo em Goiás | Cidade de Goiás

Museu Casa de Cora Coralina

Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, regido por um Estatuto, que tem como finalidade: “projetar, executar, colaborar e incentivar atividades culturais, artísticas, educacionais, ambientais, visando, sobretudo, a valorização da identidade sociocultural do povo goiano, bem como preservar a memória e divulgar a vida e a obra de Cora Coralina. O Museu Casa de Cora Coralina foi inaugurado no dia 20 de agosto de 1989, data comemorativa dos 100 anos de nascimento da poetisa. Construída no final do século XVIII, a casa onde residiu a principal escritora nascida em Goiás, além de três gerações de sua família, é um típico exemplo de construção colonial feita de adobe e pau a pique. Há muitos anos, a casa foi transformada em museu, preservando toda a mobília, objetos pessoais, roupas e claro, os livros e manuscritos de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, o nome de batismo de Cora Coralina.

• Localização

Urbana

Rua Dom Cândido, 20 - Centro

CEP 76.600-000 - Cidade de Goiás - GO

• Pontos de Referência

Próximo da Prefeitura Municipal de Goiás

• Horário de Funcionamento

• Tipo de Visita

Guiada;

• Formas de Pagamento

Dinheiro

• Entrada

Paga

• Atividades Realizadas

O Museu Casa de Cora Coralina foi inaugurado no dia 20 de agosto de 1989, data comemorativa dos 100 anos de nascimento da poetisa. O acervo doado pela família, é constituído de objetos pessoais, manuscritos, datiloscritos, hemeroteca, fotos, correspondências, utensílios domésticos, livros e móveis. A Casa foi construída por volta de 1770 teve vários moradores,dentre eles: Capitão-Mor da coroa portuguesa, falecido em 1804, Capitão José Joaquim Pulquério dos Santos, após a sua morte foi alugada ao Secretário do Governo da Capitania, Coronel José Amado Grehon. Em 1825, foi posta em hasta pública pela Fazenda Real e adquirida pelo Sargento-Mor, João José do Couto Guimarães, trisavó de Cora Coralina, passando a pertencer à família até 1985, quando a Construtora Alcindo Vieira, de Belo Horizonte a adquiriu e a doou à Associação Casa de Cora Coralina. Tem 16 cômodos, um amplo quintal e uma bica d’água potável, totalizando 3.000 m2.

• Acessibilidade